domingo, 8 de fevereiro de 2015

[Resenha] O Chamado do Cuco

Leia um trecho



Tenho de admitir que minha escolha para ler esse livro foi aleatória. Sabia apenas superficialmente sobre o que se tratava a trama e não conhecia nada a respeito do autor cujo nome estava impresso na capa: um tal de Robert Galbraith. Contudo, a ideia de conhecer o trabalho de um autor novo me motivou ainda mais a adquirir essa obra. Sendo assim, foi uma grande surpresa e, confesso, uma pequena decepção, abrir o livro pela primeira vez e descobrir que Robert Galbraith na verdade era um pseudônimo sob o qual escrevia J. K. Rowling, a aclamada autora da série de livros Harry Potter. O desapontamento, porém, passou rápido, pois eu já conhecia o talento da escritora de Morte Súbita e fiquei curioso para seguir em frente com seu primeiro romance policial.

O enredo gira em torno do suposto suicídio de uma supermodelo problemática: Lula Landry. Entretanto o irmão de Landry, inconformado com a ideia da irmã mais nova ter tirado a própria vida, contrata o detetive particular Cormoran Strike para reabrir o caso. Este inicialmente aceita o trabalho apenas pelo dinheiro que o tirará de uma crise financeira mas, ao se aprofundar na investigação, Strike percebe que há mais coisas em jogo.

Apesar da narrativa ágil, a história apresenta pouca ação, sendo uma genuína trama policial, repleta de interrogatórios, investigações e suposições, tornando a leitura um pouco cansativa em certo ponto. Todavia, isso é compensado pela apresentação da vida pessoal conturbada de Strike o que, pessoalmente, em muitos momentos chega a ser mais interessante que a investigação em si.

Ex-militar, enfrentando um divórcio, dívidas e morando no escritório, Strike se debate com questões íntimas, relembrando escolhas que fez no passado e que resultaram em um presente não tão promissor. Aliado a isso, existe a parceria com sua secretária temporária Robin Ellacott, uma mulher inteligente que se divide entre o glamour da profissão do detive e a necessidade de arrumar um emprego melhor. Assim, vamos acompanhando a evolução da relação deles, de um profissionalismo indiferente a uma amizade sincera, o que torna a empatia pelo livro muito maior.

Entre investigações e dilemas pessoais, a obra prossegue até seu desfecho bem nas últimas páginas. O fato de não ser tão surpreendente é suplantado pela forma como as peças do quebra-cabeça se encaixam, revelando a genialidade e talento de Cormoran.

Sendo assim, O Chamado do Cuco é um romance policial com gosto de clássico, remetendo ao velho charme dos detetives célebres da Literatura, porém ambientado na sociedade moderna com sua peculiar inversão de valores.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário