domingo, 4 de maio de 2014

A Once upon a time tale – Despertar: um conto de fadas moderno

Fonte: Editora Planeta do Brasil


Publicado em 2013 pela Editora Planeta do Brasil, o livro conta a história de Emma Swan, uma mulher solteira que ganha a vida fazendo bicos como uma espécie de investigadora particular mas que têm sua vida totalmente mudada quando seu filho, Henry, que tinha sido dado para doação há 10 anos, bate na sua porta querendo conhecê-la. Como se isso não fosse o bastante, ainda há o fato dele acreditar que sua mãe é filha de dois grandes personagens dos contos de fadas e salvadora da magia. Ele vive em uma cidade chamada Storybrooke e acredita que todos seus habitantes são personagens de contos de fadas que esqueceram quem realmente são por conta de uma maldição lançada pela Rainha Má.

Bom, feitas algumas introduções, agora só nos resta dizer que a história do livro nada mais é do que um presente para os fãs do seriado homônimo exibido pela emissora americana ABC, atualmente em sua terceira temporada. Escrito por Odette Beane e inspirado nos 22 capítulos da primeira temporada, o livro obtém a façanha de lançar um olhar novo sobre os personagens já conhecidos e tomar algumas liberdades em relação a obra original. É curioso notar, por exemplo, que o recurso de criar duas linhas temporais funciona muito bem no livro tanto quanto na série com a diferença de algumas subtramas terem sido cortadas simplesmente. Alguns fãs da série podem sentir falta de alguns detalhes das histórias de alguns personagens coadjuvantes como é o caso do Zangado, que no seriado televisivo, se apaixonou por uma fada mas teve que abandoná-la por pertencer a um mundo diferente.

Por outro lado, trata-se de uma obra de fácil leitura e que envolve sem problemas até mesmo o leitor que ainda não acompanha o seriado tendo, inclusive, momentos inspirados seja através dos diálogos ou das situações vividas por alguns personagens. É interessante fazer alguns paralelos com alguns momentos tanto em Storybrooke como no mundo dos contos de fada. E isso vai ficando melhor a cada capítulo.

``- Para que acha que servem as histórias?- Para passar o tempo, talvez? - sugeriu Emma.- Já eu penso que sejam uma maneira de entender o nosso mundo - retrucou Mary Margaret. - de uma forma diferente.``

Gostou dessa resenha? Antes de ir, avalie o texto e comente. Sua opinião é muito importante. Aproveite a oportunidade para conhecer o nosso conteúdo pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google Plus.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário