quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Visita à Editora Autêntica




Quando lemos um livro, automaticamente abrimos as portas da nossa imaginação para diversas possibilidades. Independente do tipo de história, todos temos a oportunidade de viajar para outros mundos ou conhecer a vida de outras pessoas apenas lendo um conjunto bem organizado de palavras distribuídas em capítulos. Mas como será que funciona o processo por trás disso tudo? O que ocorre antes de uma obra se tornar realidade e quem é o responsável por isso? Foi na busca por respostas que solicitei uma visita à Autêntica Editora.

Criada em 1997, a Editora tornou-se reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas. Com isso, se consolidou no mercado editorial ao longo desse período, tornando-se referência na área acadêmica. Em 2011, criou o Grupo Editorial Autêntica para atender a demanda de um público cada vez mais abrangente. Com títulos em áreas variadas, o grupo possui três editoras e um selo: a Autêntica Editora, com foco em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a EditoraGutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; a Editora Nemo, destinada à publicação de quadrinhos; e o seloVestígio, voltado exclusivamente para a publicação de romances policiais.


Antes de começar meu relato propriamente dito faço questão de aproveitar este espaço para agradecer toda gentileza e atenção concedida a este blogueiro. Considero notável o fato de uma editora com marca já conhecida no mercado reconhecer o trabalho da blogosfera como importante na divulgação de seu trabalho. Além da imprensa especializada e de grande porte, os blogs literários também têm um grande alcance já que dialogam diretamente com o público-alvo, especialmente se o produto final tiver uma relação de diálogo e identificação. Sendo assim, não é errado afirmar que os blogs também servem como termômetro das publicações de uma editora. Basta pesquisar um pouco e encontrar em vários blogs literários resenhas, comentários em que os blogueiros compartilham suas opiniões sobre praticamente todo tipo de livro. O mesmo ocorre nas redes sociais como o Skoob onde além de postar resenhas, os usuários podem dar notas para os livros. E a Editora Autêntica está sempre de olho no que acontece na internet.

Um exemplo é a blogueira e escritora Bruna Vieira que aos 15 anos criou um blog para superar, por meio da escrita, uma desilusão amorosa. Seus posts tiveram um grande sucesso na época e hoje os acessos passam dos 10 milhões. Com todo esse sucesso, seus textos foram parar no seu primeiro livro de crônicas e contos, o Depois dos quinze, e na série de ficção Meu primeiro blog, da qual o volume 1, De volta aos quinze, já foi publicado, ambos pela Gutenberg. No terceiro livro, A menina que colecionava borboletas, Bruna Vieira mostra seu amadurecimento em mais crônicas, que retratam sua visão de mundo. Segundo Luciana Baeta, do setor de compras, a Editora está sempre ``antenada`` com as tendências tanto estrangeiras como nacionais, blogs e redes sociais.

Em relação ao processo de publicação, ela afirma que isso envolve várias etapas e que essas, por sua vez, variam de caso a caso. Há casos em que é necessário negociar os direitos de imagem. Ela cita como exemplo o livro James Hetfield - O lobo à frente do Metallica de autoria Mark Eglinton. Como se trata de uma biografia onde há fotos de vários momentos da carreira do vocalista, o direito de cada imagem teve que ser negociado para a devida reprodução em outros países. Outra questão é a revisão gramatical, etapa fundamental para a qualidade do resultado final de uma obra literária. No que diz respeito a divulgação, antes mesmo do lançamento em livrarias existe o envio do material para a imprensa. É feita uma ``boneca`` do livro, ou seja, um livro semipronto feito exclusivamente para que jornalistas, blogueiros e críticos tenham a oportunidade de opinar a respeito da obra e comentar sobre ela através de resenhas e notícias.

Sobre os lançamentos programados para a Bienal de São Paulo no qual a editora terá um stand reservado, Luciana Baeta conta que serão quatro lançamentos de autores no evento, entre eles uma HQ de Paula Pimenta com roteiro e texto de autoria dela inspirados na série de livros Fazendo meu filme e o lançamento de A Ameaça Invisível, novo livro da escritora Bárbara Morais, que é uma continuação de A Ilha dos Dissidentes, livro que deu inicio a série distópica de estreia dela, ambos pela editora Gutenberg.E as escritoras Bruna Vieira e Paula Pimenta também participarão de um bate-papo dia 24 de agosto às 11h na  Arena Cultural da Bienal. Para mais informações, confira a programação completa da Editora Autêntica no evento. Veja a seguir alguns destaques:


Fonte: De Volta aos Sonhos , novo livro da escritora Bruna Vieira

Data do lançamento na Bienal: 24 de agosto
Horário: 16h
Lançamento do livro: De Volta aos Sonhos

Fonte: HQ Fazendo meu filme , da escritora Paula Pimenta 

Data do lançamento na Bienal: 23 de agosto 
Horário: 16h
Lançamento o livro: Fazendo meu filme em quadrinhos 1 – Antes do filme começar




Rani e o sino da divisão
Data do lançamento na Bienal: 24 de agosto 
Horário: 14h
Lançamento do livro: “O Sino da Divisão”
Autor: Jim Anotsu
Local: Estande do Grupo Autêntica

Ameaça invisível
Data de lançamento na Bienal: 23 de agosto 
Horário:  14h
Lançamento do Livro “A Ameaça Invisível”
Autora: Bárbara Morais
Local: Estande do Grupo Autêntica

Exorcismos, amores e uma dose de blues
Data de lançamento na Bienal: 24 de agosto
Horário:14h
Lançamento do livro: “Exorcismos, amores e uma dose de blues”
Autor: Eric Novello
Local: Estande do Grupo Autêntica
                                                            
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário