quarta-feira, 28 de maio de 2014

Enquete: O que você mais gosta no blog?



Caros leitores, sejam muito bem-vindos a nossa primeira enquete no Leituracast. Como estreamos há pouco tempo, gostaríamos de saber a opinião de vocês sobre o que mais gostam no blog. Como já dissemos antes, nosso espaço está sempre em constante construção. Por isso, deixe sua opinião aqui ao selecionar uma opção e, se também preferir, deixe seu comentário logo abaixo para que possamos melhorar ainda mais nosso trabalho.


Obrigado,

Equipe Leituracast



O que você mais gosta no blog?
Podcasts (Leituracast e Leitura Drops)
Resenhas
Layout
Essa é a minha primeira visita

sábado, 24 de maio de 2014

[Resenha] O Colecionador de Lágrimas: o perfil psicológico do maior sociopata da História.

Fonte: Editora Planeta



Apesar de não gostar muito do seu estilo de escrita, esse é o segundo livro de Augusto Cury que leio. Essa obra me chamou a atenção por vários motivos: a capa muito bem feita, o contexto da Segunda Guerra Mundial abordado na trama e sua proposta principal, que é traçar o perfil psicológico do ditador Adolf Hitler.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Antes de Dormir: um quebra-cabeça mental

Uma nova vida todos os dias. Esse é o mundo de Christine Lucas em Antes de Dormir, romance de estréia de S. J. Watson.  Todas as manhãs, ela acorda sem saber quem é, onde está e quem seria o homem dormindo ao seu lado. Cabe a Ben, seu marido, a obrigação de explicar tudo para que ela não se sinta perdida e confusa. Para se recuperar, ela começa a escrever um diário, encorajada por um médico com quem se encontra em segredo. No entanto, se surpreende com uma de suas próprias anotações ao ler a seguinte frase: ``Não confie em Ben``. A partir daí, somos apresentados a um conjunto de peças que formam o quebra-cabeça da memória fragmentada de Christine. Quais lembranças são reais? Em quem realmente confiar?

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Leitura Drops 4 - Lançamentos da Novo Conceito para o mês de junho e ranking dos autores nacionais mais vendidos



#LeituraDrops. Estas são as últimas novidades que estão rolando pelo mundo literário. Você pode ouvi-las clicando no player abaixo ou fazendo o download do arquivo em Mp3.




Você encontra mais informações em:



Gostou do podcast? Antes de ir, avalie e comente. Sua opinião é muito importante. Aproveite a oportunidade para conhecer o nosso conteúdo pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google Plus.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Leitura Drops 3 - V Bienal Rubem Braga, Reality show literário e exposição sobre João Cabral de Melo Neto






#leituradrops #podcast E está no ar mais uma edição do Leitura Drops trazendo as últimas notícias da literatura nacional. Você pode ouvir pelo player abaixo ou baixar em mp3





Mais informações:

Casa das Rosas

Programação da V Bienal Rubem Braga

TwitterGoogle Plus do escritor Vinícius Campos (para acompanhar o reality show)

Fonte das imagens:

Vinícius Campos - Fotógrafo (a) Divulgação
Site da V Bienal Rubem Braga
Litogravura  Liliane Dardot


Gostou do podcast? Antes de ir, avalie  e comente. Sua opinião é muito importante. Aproveite a oportunidade para conhecer o nosso conteúdo pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google Plus.


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Leituracast 2 - O Inverno das Fadas






Olá pessoal, está no ar mais um Leituracast. Nesse programa, Marcus Alencar e Mozer Dias falam sobre o livro O Inverno das Fadas, da escritora Carolinha Munhóz. Quem são as vitimas da fada-amante que inspira artistas levando-os a loucura e, em alguns casos, até a morte? Porque a escolha deles foi alvo de tanta critica? Descubra também qual seria o elenco ideal para uma adaptação do livro para o cinema na opinião dos integrantes deste cast.

Você pode ouvir fazendo o Download do arquivo no 4Shared ou no player abaixo:



Links citados no post:


Duração: aproximadamente 1:00 hr

Sugestões, dúvidas e criticas:
Envie e-mails para: leituracast@gmail.com 

Novidades?

Acompanhe o Leituracast no Twitter e no Facebook




domingo, 11 de maio de 2014

Leitura Drops 2 - Concurso de Fan Fics, Ranking das editoras e muito mais




#leituradrops #podcast E está no ar mais uma edição do Leitura Drops com noticias do mundo literário atualizadas. Você pode ouvir pelo player abaixo ou baixar em Mp3.





Concurso de Fan Fics 

Sarau na UERJ

Ranking das editoras 

Exposição A Literatura entra em Campo


Fonte das imagens:

Portal Carolinha Munhóz
Álbum do Facebook
Site do livro A Culpa é das Estrelas, da Editora Intrínseca 
Senac São Paulo


Gostou do podcast? Antes de ir, avalie e comente. Sua opinião é muito importante. Aproveite a oportunidade para conhecer o nosso conteúdo pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google Plus.

sábado, 10 de maio de 2014

Ah, Vida Real - parte 3 (final)





17.     O mundo real

Ela continuava olhando para mim. Nossos joelhos tocavam-se de leve.
Seus olhos me diziam: “E então?”
Havia algo semelhante à piedade neles. Não gostei daquilo.
Tinha que esclarecer as coisas logo de uma vez.
– A realidade é que eu não senti nada. Quando eu estava lá no colégio, há dois anos, sozinho com ela, imaginei uma trama para nossas vidas. Tal como esses filmes da tarde. Imaginei especialmente a comoção do público. Os suspiros das mulheres. O sutil gesto de cabeça de aprovação dos homens. E até as críticas. Enfim, eu idealizei deslumbre. O sucesso. A aprovação dos outros.
Suspirei longamente. Agora, a decepção final.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Leitura Drops 1





#leituradrops Está no ar o primeiro LEITURA DROPS, o nosso giro de notícias sobre o mundo literário. Você pode ouvir pelo player abaixo ou no link alternativo:
Mais informações:

- Sessão de autógrafos do escritor Eduardo Spohr, autor de A Batalha do Apocalipse

- Concurso literário da Editora Incomum

- Adaptação do livro Morte Súbita, da escritora J.K. Rowling, para a TV

- Novidades da Editora Novo Conceito:

     Um Herói para ela, de Lu Piras
     Boneca de Ossos, de Holly Black
     A Rosa da Meia-Noite, Lucinda Riley
     Os Solteiros, Meredith Goldstein
     O Retrato, Charlie Lovett 

Fonte das imagens do post:
Site do livro A Batalha do Apocalipse (Crédito da foto: Paula Johas/Divulgação)


Gostou do podcast? Antes de ir, avalie e comente. Sua opinião é muito importante. Aproveite a oportunidade para conhecer o nosso conteúdo pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google Plus.

A Herdeira do Silêncio: uma história de vida única




Provavelmente, você já deve ter ouvido alguém falar sobre a ideia de que, se fosse contar a própria história de vida, esta resultaria em um bom livro. No entanto, o que torna especial à história de vida de uma pessoa senão aquilo que a torna única? Já dizia Caetano Veloso que cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é. Isso é fato. Todos temos nossas particularidades, características e formas diferentes de enxergar o mundo e viver a vida. Talvez por isso seja tão interessante e mereça uma atenção especial o livro A Herdeira do Silêncio, escrito por Jenny Rugeroni, do blog Fluindo o Olhar.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ensaio sobre a Cegueira: uma reflexão crítica sobre a sociedade

Fonte: Editora Companhia das Letras


Nesse mundo globalizado onde as informações chegam rapidamente não há quem não tenha ouvido falar do escritor português José Saramago, conhecido pelo seu estilo inovador, complexo e de olhar trágico, mas, ao mesmo tempo, realista sobre o mundo. Foi a partir do seu romance ``Levantando do chão`` (1980) que suas obras, publicadas no Brasil pela Companhia das Letras, passaram a ser lidas pelo mundo de forma a torná-lo um best-seller da literatura europeia.

domingo, 4 de maio de 2014

Ah, Vida Real - parte 2





8.     Troca de personalidades

– Segurando-a perto de mim, percebi que ela fraquejava.
Ela virou a cabeça para o lado tentando desvencilhar-se. Mas ainda assim não forçava para se libertar.
Pare com isso”, ela pediu em um sussurro risonho.
Agora, era ela quem tinha um sorriso tímido na face.
É engraçado como a convivência com outras pessoas lhe proporciona uma troca de características da personalidade.
Ela era desinibida.
E eu retraído.
E de repente tudo se inverte por alguns minutos.

Romance da autora de Harry Potter será adaptado para televisão


Fonte: BBC News



O livro Morte Súbita (The Casual Vacancy), da autora J.K. Rowling vai ser adaptado para televisão em minissérie produzida pela BBC em parceria com a HBO. Conhecida pelo grande sucesso da série de livros Harry Potter, todos adaptados para o cinema, a autora tenta com essa obra seu primeiro trabalho voltado para o público adulto.

A produção será dividida em três partes e contará a história de Barry Fairbrother, um integrante do concelho de um vilarejo e uma pessoa muito querida por todos que morre logo no inicio do livro. Essa ``morte súbita`` muda completamente o cotidiano dos cidadãos já que o falecido deixa uma vacância (vaga) no concelho. 

Links recomendados:

- Resenha do livro Morte Súbita, por Mozer Dias

Antes de ir, avalie o texto e comente. Sua opinião é muito importante. Aproveite a oportunidade para conhecer o nosso conteúdo pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Google Plus.

O Último Tiro: um suspense policial tenso e detalhista

Fonte: Editora Bertrand Brasil



Seis disparos, cinco alvos atingidos e um franco-atirador incriminado. Parece ser um caso fácil para a polícia senão fosse pelo fato de James Barr, um veterano da Guerra do Golfo e principal suspeito se declarar inocente e citar o nome da única pessoa com coragem e habilidades suficientes para descobrir a verdade: Jack Reacher. E é assim que começa a história contada pelo escritor Lee Child no livro ``O Último Tiro``, publicado em 2012 pela editora Bertrand Brasil.

A Once upon a time tale – Despertar: um conto de fadas moderno

Fonte: Editora Planeta do Brasil


Publicado em 2013 pela Editora Planeta do Brasil, o livro conta a história de Emma Swan, uma mulher solteira que ganha a vida fazendo bicos como uma espécie de investigadora particular mas que têm sua vida totalmente mudada quando seu filho, Henry, que tinha sido dado para doação há 10 anos, bate na sua porta querendo conhecê-la. Como se isso não fosse o bastante, ainda há o fato dele acreditar que sua mãe é filha de dois grandes personagens dos contos de fadas e salvadora da magia. Ele vive em uma cidade chamada Storybrooke e acredita que todos seus habitantes são personagens de contos de fadas que esqueceram quem realmente são por conta de uma maldição lançada pela Rainha Má.

sábado, 3 de maio de 2014

[Resenha] Morte Súbita: uma análise muito além das aparências




As pessoas são seres contraditórios por natureza. Ao mesmo tempo em que podemos ser bons, fazendo algo voltado para um bem maior, podemos ser mesquinhos e egoístas, objetivando somente o benefício próprio. Essa é a dura revelação que o livro Morte Súbita, de J. K. Rowling, nos faz.

[Resenha] A Menina Que Roubava Livros - quando livro e filme mantêm a mesma essência.

Fonte: Editora Intrínseca


Minha primeira reação ao saber que um best-seller será adaptado para o cinema é ficar com um pé atrás. “Hummm, será que vai ficar bom...?” Essa reação é bem comum, considerando o impacto que a obra original causa. Esperamos, no mínimo, que a história retratada na telona seja a mesma que lemos nas páginas do livro. Quando isso não acontece, é uma verdadeira decepção. Mas ao assistirmos àquilo pelo qual tanto esperávamos, atingindo todas as nossas expectativas, um sentimento de missão cumprida toma conta de nós. E foi exatamente esse sentimento que tive ao assistir à adaptação de A Menina Que Roubava Livros.

As Vantagens de Ser Invisível: um olhar emocionante sobre a juventude



Fonte: Editora Rocco



Emocionante, sincero, polêmico e profundo de uma forma interessante. Talvez seja precipitado demais começar uma resenha logo com tantos adjetivos, mas, ao mesmo tempo, não consigo deixar essas palavras de fora quando penso no livro As Vantagens de Ser Invisível (2007, editora Rocco), de Stephen Chbosky. Na história, Charlie é um garoto de 15 anos que relata uma fase da sua vida através de cartas para um ``amigo``cuja identidade só iremos descobrir no final do livro assim como outros mistérios. E através dessas cartas temos uma rara oportunidade de ver o mundo com outros olhos.

A Sombra do Vento: um suspense intrigante sobre literatura


Em dado momento do livro A Sombra do Vento (2001, Editora Objetiva) , do escritor Carlos Ruiz Zafón, um personagem diz que os livros são como espelhos pois neles podemos encontrar o que carregamos dentro de nós. Um pensamento interessante se levarmos em conta o conteúdo da história. Tudo começa em Barcelona no ano de 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos e se sente triste por não lembrar mais do rosto de sua mãe já falecida. Seu pai resolve levá-lo para o Cemitério dos Livros Esquecidos, uma biblioteca misteriosa localizada no coração histórico da cidade que funciona como um depósito de obras abandonadas esperando que alguém as descubra. Lá Daniel encontra o único exemplar que restou do livro A Sombra do Vento, de Julián Carax.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Leituracast: Capitulo 1



Você pode ouvir fazendo o Download do arquivo no 4Shared ou no player abaixo:


Olá pessoal, está no ar o nosso primeiro podcast. Nessa primeira edição, resolvemos fazer as nossas devidas apresentações e falar sobre como começou nossa relação com a literatura. Neste cast, os blogueiros Marcus Alencar, e Mozer Dias comentam sobre suas experiências literárias e muito mais. 

Pra todo mundo, sempre vai existir aquele livro marcante que é facilmente lembrado assim como sua primeira experiência com a leitura. Podemos dizer o mesmo sobre aqueles que gostaríamos de esquecer também, não é mesmo? . E você, caro ouvinte-leitor, quais foram seus livros marcantes? Fiquem a vontade para compartilhar suas experiencias conosco nos comentários e nas  redes sociais.

Livros citados:

- O Homem que Calculava, de Malba Tahan
- Série Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan 
- Ensaio sobre a cegueira de José Saramago
- Jack Reacher, de Lee Child
- Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas
- Crepúsculo

Duração: 31 minutos 

Sugestões, dúvidas e criticas
Envie e-mails para: leituracast@gmail.com 

Novidades?


Acompanhe o Leituracast no Twitter e no Facebook

#leituracastnoar Prólogo: estréia do blog






Sejam bem-vindos!!!!!!!

Antes de começarmos a postar nosso conteúdo de estréia, queremos dar as boas-vindas a vocês que estão visitando nosso blog. Ainda hoje: a publicação da primeira edição do nosso podcast. Os blogueiros Marcus Alencar e Mozer Dias responsáveis por trás desse projeto vão falar sobre suas experiências com a leitura e muito mais. Não esqueçam de assinar nosso Feed  para serem sempre avisados quando houver conteúdo novo.

Créditos da imagem de cabeçalho: Amanda Barbosa 

Sugestões, dúvidas e criticas
Envie e-mails para: leituracast@gmail.com 

Novidades?
Acompanhe o Leituracast no Twitter e no Facebook

Ah, Vida Real - parte 1





1.     Direto ao ponto

Pequenas coisas podem dizer muito a respeito de nossas vidas.
No meu caso, foi um episódio em particular que atraiu a minha atenção.
Não que seja algo definidor do meu caráter, de modo algum.
Mas me fez repensar algumas coisas.
Deixemos de lado toda a reflexão e vamos direto ao ponto.
Aonde tudo aconteceu.